ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Aceitar

Lanches saudáveis

Os lanches e os snacks assumem um papel crucial ao longo do dia na escola. A qualidade dos lanches contribui para prevenir doenças, ajudar no controlo de peso, promover a saciedade, estimular o correto desenvolvimento físico e psíquico dos mais novos e consciencializa-os, desde cedo, para a escolha correta dos alimentos.

Os lanches tem a função de fornecer energia ao corpo, por isso devemos ter o cuidado de os elaborar em consciência e evitar que sejam repletos de açúcares refinados e conservantes, onde o seu valor nutricional é completamente nulo e além de não saciarem, ainda causam vício e prejudicam o correto desenvolvimento intelectual dos mais novos.

Para ajudar e facilitar a organização dos lanches diários dos mais novos, vamos sugerir algumas opções de possíveis combinações de lancheiras saudáveis e nutritivas. Não ter tempo já não é sinónimo de não poder fazer escolhas conscientes, além do que podemos fazer em casa, também já estão disponíveis opções de lanches e snacks de compra rápidas e saudáveis. Por isso mesmo quando o tempo é inimigo, podemos optar por soluções que já estão ao nosso dispor prontas a serem utilizadas.

Durante estas duas semanas a Joana Oliveira do Happiness and Food e a Merceria Bio vamos sugerir algumas ideias para facilitar a planificação dos lanches (que por norma são dois, ao longo do dia, lanche da manhã e lanche da tarde). Não esquecer de acompanhar as lancheiras sempre com uma garrafa de água, pois é fundamental para a hidratação ao longo do dia.

Sugestão 1:
Aveia adormecida com fruta fresca*
Bolachas de milho
Néctar de Pêssego Biológico Delizum (sem adição de açúcar)
*Para fazer a aveia adormecida ou as famosas "overnight oats" vai precisar na véspera à noite de colocar os seguintes ingrediente num recipiente com tampa:

ingredientes

3 colheres de sopa de flocos de aveia

1/2 banana esmagada

1 colher sobremesa de sementes de chia (opcional)

100 a 120 ml de leite vegetal

Sugestão 2:
2 variedades de fruta fresca da época
Bolacha Kookie Cat ( existem diversas variedades disponíveis e são adoçadas com néctar de côco)
Sumo de Cenoura Biológico Delizum (sem adição de açúcar)

Sugestão 3:
Puré de fruta Natura Nouva Biológico (existem diversas variedades disponíveis e são sem açúcares adicionados)
1 Peça de fruta da época
Cenoura aos palitos
Barrinha crudívora Roo'Bar Biológica (existem diversas variedades disponíveis e são sem açúcares adicionados)

Sugestão 4:
Tomatinhos Cherry Cenoura aos palitos Amêndoas "Sandes" de maçã e manteiga de amendoim* Bebida vegetal de arroz e Cacau (adoçada com geleia de arroz) *Para fazer as "sandes" de maçã e manteiga de amendoim vai precisar dos seguintes ingredientes:
Maça às rodelas descaroçada q.b.
Manteiga de amendoim q.b
Barra as rodelas das maçãs com manteiga de amendoim e depois coloca outra rodela por cima como se fosse uma sandes. Para variar pode acrescentar às "sandes" pepitas de cacau crú, lascas de côco, canela, etc..
Também pode variar na manteiga utilizada, e pode colocar manteiga de amêndoa, manteiga cajú, manteiga de avelã com cacau (nutella saudável).
Na próxima semana apresentaremos mais 4 sugestões de lanches saudáveis para os mais novos levarem nas suas lancheiras.

Todos os produtos mencionados estão disponíveis na loja fisica e online Mercearia Bio. A lancheira utilizada também está disponível e é uma lancheira ecológica, pois é elaborada em plástico bio a partir de cana-de-açúcar e minerais de cera. É totalmente reciclável.

Partilhe esta receita com os seus amigos.

Destaques

cartão freguês - flocos, granolas e muesli

Para os aderentes do Cartão Freguês da Mercea...

Ler Artigo
Receitas

Risoto de laranja com limão e pistáchios

ingredientes 1 limão 4 laranjas m...

Ler Artigo

Saiba mais

sobre a sua encomenda

282 476 686(Chamada para rede fixa nacional)
Livro de Reclamações
© mercearia bio 2024, todos os direitos reservados