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A quinoa

Oriunda das terras altas da América do Sul, tem vindo a conquistar inúmeros adeptos devido
sua riqueza nutricional, bem como, à sua versatilidade, que a permite ser usada desde o
pequeno-almoço ao jantar.
Ao contrário do que muitos pensam, a quinoa (Chenopodium quinoa) não é um grão, mas sim
uma semente. As principais variedades são: a branca, vermelha e negra. A cor influencia o
sabor. Quanto mais escura for a sementes, mais intenso é o sabor.
Apresenta, na sua constituição, magnésio, ferro, fósforo, zinco, vitaminas B1, B2, niacina,
vitamina E e antioxidantes. A sua maior particularidade passa por ser o único ingrediente de
origem vegetal que contém todos os aminoácidos essenciais ao organismo humano.
A quinoa é também um alimento baixo em calorias e que não apresenta glúten, o que faz dela
um poderoso aliado para quem, por razões de saúde, necessita de fazer uma alimentação
isenta de glúten (doentes celíacos).

Como a deve cozinhar?
1. Lave bem a quinoa antes de a cozinhar. O ideal seria demolhar a quinoa algumas horas
antes da cozedura. Se não for possível, coloque a quantidade desejada de quinoa num
recipiente e cubra com água, depois mexa e coe, e finalmente repita o processo 2-3 vezes de
modo a remover as substâncias que revestem as sementes (saponina), que lhe podem dar um
travo amargo.
2. Coza no dobro da água por 15 a 20 minutos. Vai conseguir identificar que a quinoa está
cozida, quando a semente ficar translúcida e soltar uma espécie de fio na extremidade. Se a
água não tiver evaporado na totalidade, pode escorrer para retirar o excesso de água.

Como a deve conservar?
Guarde a quinoa num local seco e fresco, não exposto à luz solar. Pode conservá-la entre 3 a
6 meses, num frasco com tampa.

A minha sugestão…
Salada de quinoa e feijão preto

Comece por cozer a quinoa. Depois junte-a com feijão preto,
milho, cebola roxa picada, pimentos picados, laranja e umas
folhas de coentros. Tempere com um molho vinagrete feito
com vinagre de cidra e raspas de limão. Pode consultar a receita
no blog  Damn Delicious .

Mariana Freitas

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