ATENÇÃO! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Aceitar

Rotulagem nutricional e a escolha alimentar

Faz sentido dizer que um rótulo nutricional é o bilhete de identidade de um produto alimentar, uma vez que tem como finalidade informar sobre as características do alimento, com o intuito dos consumidores poderem fazer as melhores escolhas, protegendo desta forma a sua saúde.

A rotulagem de um produto, consiste num conjunto de menções e indicações, inclusive imagens, símbolos e marcas de fabrico ou de comércio, que dizem respeito ao alimento, e podem-se encontrar tanto sobre a embalagem, como no rótulo, na etiqueta, na cinta, ou no letreiro ou no documento, acompanhando ou referindo-se ao respetivo produto.

É obrigatório constar num rótulo: o nome do produto/denominação de venda; o nome e a morada da entidade responsável pelo lançamento do produto no mercado; a durabilidade ou a data limite de consumo do produto e o lote; a quantidade líquida do produto presente na embalagem; a lista de ingredientes necessários para obter o produto como este se apresenta; o teor de álcool quando aplicável; o local e modo de conservação/utilização e a sua origem.

A rotulagem nutricional é obrigatória sempre que um produto tenha presente uma alegação nutricional, ou seja, qualquer declaração que declare, sugira ou implique que um alimento possui aumento ou diminuição do teor de um nutriente em específico, como por exemplo: “rico em fibras”, “pobre em sódio”, “baixo em calorias”, “rico em vitaminas”…

O que irá permitir efetuar uma comparação e uma avaliação rápida, levando ao consumidor fazer uma escolha alimentar adequada, será a rotulagem nutricional, ou seja, toda a informação relativa aos ingredientes que constituem o alimento – lista de ingredientes, como os nutrientes e calorias presentes no produto em causa – informação nutricional.

Considera-se muito importante a interpretação da lista de ingredientes aquando a aquisição do produto alimentar, uma vez que estão enumerados todos os ingredientes que o constituem, descritos por ordem decrescente, ou seja, do que está presente em maior quantidade para o que está em menor quantidade. Deste modo, é possível ao consumidor fazer escolhas saudáveis e conscientes.

A informação nutricional habitualmente está descrita num quadro, de modo a permitir ao consumidor uma fácil e rápida interpretação, onde pela seguinte ordem constam, o valor energético (calorias), a quantidade lípidos e ácidos gordos saturados, hidratos de carbono totais e dos quais açúcares, proteínas e sal. Vem sempre expressa por 100g ou 100ml, podendo em alguns produtos também estar expressado por dose quantificada no rótulo ou por porção/dose, desde que indique o número de porções contidas na embalagem.

Quando existe a necessidade de comparar produtos semelhantes, deve-se verificar na coluna que indica o valor total por 100g e não na coluna que indica por porção/dose.

Em alguns produtos também podem estar mencionados os valores diários de referência (VDR). Não são valores individuais, mas sim valores de referência diários de energia e macronutrientes para a maioria da população no âmbito de uma alimentação saudável.

Como fazer uma escolha alimentar adequada?

É possível fazer uma escolha alimentar adequada, quando o consumidor é um ser atento, critico e exigente, escolhendo assim embalagens em bom estado ou sem sinais de degradação, verificar sempre o prazo de validade, seguir as indicações de conservação/armazenamento/confeção. Verificar sempre o local de origem ou produção, privilegiando desse modo a produção local ou nacional. Procurar na lista de ingredientes se o alimento é composto por ingredientes a evitar.


Dina Carção

Nutricionista

Destaques

cartão freguês - batatas fritas e snacks

Para os aderentes do Cartão Freguês da Mercea...

Ler Artigo
Receitas

Doce de maçã com canela

ingredientes 200 gr de maçãs 1 p...

Ler Artigo

Saiba mais

sobre a sua encomenda

282 476 686(Chamada para rede fixa nacional)
Livro de Reclamações
© mercearia bio 2024, todos os direitos reservados